Quando o casal Edemir Martinhago e Noeli Pinheiro, acompanhados de sua família, começaram a delinear o projeto de promover a saúde utilizando plantas, tudo parecia um sonho muito distante. Há pouco mais de uma década, eles começaram a produzir e a entregar alimentos orgânicos diferenciados e de alta qualidade. O que antes parecia um sonho quase utópico, hoje se transformou em realidade e leva o nome de Sítio Flora Bioativas.

Atualmente, são cultivadas 58 espécies de plantas em escala comercial, com a certificação de Produto Orgânico do Brasil e da Ecovida (certificação participativa). O Sítio Flora Bioativas é referência no cultivo de plantas bioativas e nutracêuticas, incluindo plantas raras como o Tupinambor.

Além do destaque pelo cultivo de plantas bioativas e nutracêuticas, o Sítio Flora Bioativas também tem ganho notoriedade por fornecer alimentos orgânicos para a merenda escolar dos municípios de Porto Belo, Itapema, Bombinhas e Tijucas, todos em Santa Catarina.

O Sítio Flora Bioativas é membro do Projeto Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA), parao qual entrega, semanalmente, cotas de produtos orgânicos às famílias dos municípios de Itapema, Tijucas e São João Batista.

História

Enfermeira por formação e de carreira, Noeli atuou por anos na gestão da saúde pública, o que lhe permitiu adquirir conhecimento sobre inúmeras doenças. Tendo em mente o projeto de promover a saúde utilizando plantas, ela começou a ter uma perspectiva diferente: ao invés de tratar as doenças, ela queria cuidar da saúde das pessoas. Foi assim que dedicou seu tempo, trabalho e conhecimento no Sítio, afim de buscar a cura através da natureza.

Edemir, por sua vez, atuava em uma área um tanto diferente. Engenheiro florestal aposentado, ele tinha a mesma vontade de Noeli: cultivar a natureza para promover saúde. Foi então que Edemir decidiu aliar sua experiência ao sonho de cultivar produtos orgânicos, levando em consideração a importância da preservação da natureza e do ecossistema para deixar um mundo melhor para as novas gerações.

“Foi com essa perspectiva de produzir e viver de produtos orgânicos que realizamos uma parceria com a Epagri de Itajaí, cujo objetivo é absorver sabedoria, conhecimento e experiência. Dessa parceria nasceu a amizade com o pesquisador Ms.Eng.Agron. Amaury Jr., que despertou em Noeli a ideia de cultivar plantas Bioativas”, conta Edemir.

Atividades

Consolidado e referência quando o assunto é produção de orgânicos e de plantas bioativas e nutracêuticas, o Sítio Flora Bioativas promove periodicamente, eventos que visam a envolver o público que tem interesse por estes temas.

Dentre estes eventos estão palestras gastronômicas, cursos, workshops, visitação individual e para grupos específicos, treinamentos para merendeiras e cozinheiras. As atividades sempre são voltadas para o conhecimento das plantas bioativas funcionais nutracêuticas.

O Sítio está localizado no Sertão do Valongo, na cidade de Porto Belo (SC). “Estamos inseridos em uma comunidade Quilombola, reconhecida pela Fundação Cultural Palmares [órgão vinculado ao Ministério da Cultura], onde desenvolvemos apoio humanitário junto a projetos sociais e de saúde. É assim que plantamos nosso maior diferencial: cultivar verdadeiras preciosidades através das plantas bioativas funcionais nutracêuticas, para a saúde humana”, completa Noeli.

Conheça nosso projeto, visite-nos e venha cultivar essa sabedoria com o Sítio Flora Bioativas!

logo-aqui-tem
SeloECOVIDA-1PANTONE-211x300
selo-produto-organico